Sunday, September 6, 2009

O fenômeno da Cauda Longa

Já imaginou ganhar muito dinheiro vendendo pijamas de bolinha preta? Pensando em Brasil, podemos supor que 2.000 pessoas gostem deste traje. Mas amplie o horizonte para uma escala mundial. 50 mil, 100 mil potenciais clientes que podem comprar na sua loja on-line. Chris Anderson aborda este assunto de forma fantástica em seu livro A Cauda Longa.

Estamos mudando de uma economia de Hits para uma economia de nichos. As lojas físicas nos oferecem produtos que possuem um alto potencial de venda (Hits), pois possuem o custo com a prateleira e precisam ter retorno rápido. Não podem ocupar espaço com algo que possa demorar 30 dias para vender. Veja o gráfico abaixo:

Gráfico da Cauda Longa

Tomemos como exemplo uma loja de livros para exemplificar. A região vermelha representa os livros que existem na loja física A e na loja on-line B. A região amarela representa os livros que existem apenas na loja on-line B.

Na internet é diferente. Não há prateleira. Você pode exibir em seu site milhares de produtos. Com a redução dos custos de distribuição, seus clientes aparecerão naturalmente. Os sistemas de pesquisa melhoram cada vez mais a experiência do usuário. De acordo com Chris Anderson (2006) tais “filtros” são capazes de impulsionar a demanda ao longo da Cauda.

Na constante mudança da nossa cultura e economia, pode haver um futuro onde a grande quantidade de produtos de nicho existente no mercado possa rivalizar ou até mesmo superar os Hits.

[Via http://wagnernascimento.wordpress.com]

No comments:

Post a Comment